José Carlos Araújo é eleito presidente do Conselho de Ética da Câmara

Deputado recebeu 13 votos contra 8 de Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP)
Colegiado é responsável por iniciar processo de cassação de deputados.

12/03/2015 15h07 – Atualizado em 12/03/2015 23h01 – G1 em Brasília (arquivo)

O deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) foi eleito nesta quinta-feira (12) presidente do Conselho de Ética da Câmara. Ele ocupará o cargo pelos próximos dois anos. Esta é a terceira vez que Araújo comandará o conselho. Ele recebeu 13 votos contra 8 do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP).

O Conselho de Ética tem posição estratégica na Câmara, pois decide pela abertura de processos de investigação e, posteriormente, cassação de deputados. Nesta legislatura, especificamente, o conseho terá de decidir também pelos processos de parlamentares suspeitos de envolvimento no esquema de corrupção investigado na Operação Lava Jato.

Ao todo, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou a abertura de inquéritos para investigar 47 políticos e 2 operadores do esquema. Do total, 22 são deputados que foram eleitos no ano passado.

José Carlos Araújo disse se sentir “feliz” por voltar à presidência do conselho, mas afirmou que o alto número de parlamentares que serão investigados pelo Supremo será um “complicador”. Ele, no entanto, disse que o Conselho de Ética está “preparado”. Entre os políticos que STF autorizou a abertura de investigação estão do ex-deputado e atual vice-governador da Bahia, João Leão (PP) e o ex-deputado Vilson Covatti (PP-RS). Os filhos deles, deputados Cacá Leão (PP-BA) e Covatti Filho (PP-RS) integram o Conselho de Ética.

Nesta terça, Cacá Leão afirmou não se sentir “constrangido” por fazer parte do colegiado. O novo presidente também defendeu a presença dos deputados no conselho.

“Temos que esperar a investigação e ver o que vai acontecer no Supremo, porque não chegou nada aqui e não podemos fazer nada enquanto não formos provocados. Não temos a presença de nenhum investigado aqui. Um filho não pode pagar pelo pai e vice-versa, então temos que dar continuidade. Agora, cada um tem que fazer um exame de consciência e ver como deve agir”, afirmou Araújo.

Biografia
José Carlos Araújo está no seu quarto mandato seguido como deputado federal. Na Câmara, ele foi presidente do Conselho de Ética de 2009 a 2011 e reeleito para ocupar o cargo de 2011 a 2013. Antes de ser deputado federal, Araújo foi eleito para três mandatos como deputado estadual na Bahia.

Nesta legislatura, além de presidir do Conselho de Ética, Araújo também ocupa o cargo de suplente na CPI da Petrobras da Câmara, que investiga o esquema de corrupção na estatal.

Categorias: Governo,Sem categoria

Tags:

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Obrigado por deixar o seu comentário. Continua compartilhando suas opiniões!