José Carlos Araújo discursa a favor do reconhecimento de Geoparque na região de Morro do Chapéu

Na manhã desta quinta-feira (16) o Deputado José Carlos Araújo (PSD-BA) fez um discurso no plenário da Câmara dos Deputados em favor do reconhecimento na geodiversidade natural da cidade de Morro do Chapéu (localizada na Chapada Diamantina da Bahia).

De acordo com o parlamentar, os estudos realizados pela Secretaria de Cultura e o trabalho desenvolvido pelo geólogo Antônio Dourado da Companhia de Pesquisa de recursos Minerais, dão condições à cidade para pleitear junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o título de geoparque brasileiro.

“Esse registro importante que gostaria de fazer senhoras e senhores, na certeza de que a concretização desse objetivo virá somar-se a outros empreendimentos já em curso no Município de Morro do Chapéu e na Chapada Diamantina, os quais estão contribuindo para o desenvolvimento econômico-social daquela rica região baiana,” destacou José Carlos Araújo.

Para entender melhor em um geoparque se busca a geoconservação com o desenvolvimento econômico sustentável das populações locais, sem esquecer as ligações com o patrimônio natural (fauna e flora) e cultural (arqueológico, arquitetônico, gastronômico, etc). Nestes territórios, procura-se estimular a criação de atividades econômicas suportadas na geodiversidade da região, em particular de caráter turístico, com o envolvimento das comunidades locais.

Atualmente o Brasil possui apenas um geoparque oficialmente reconhecido, situado na Chapada do Araripe, no Ceará.

Categorias: Notícias

Tags: ,

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.

Obrigado por deixar o seu comentário. Continua compartilhando suas opiniões!